Santos, SP, terá novo conjunto habitacional e 1º prédio público para estudantes
25/04/2025
(Foto: Reprodução) Os projetos serão custeados pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) e administrados pela Prefeitura de Santos. Antigo prédio da Ambesp, no Centro de Santos, SP, será destinado à moradia para estudantes de baixa renda da Unifesp.
Divulgação/Prefeitura de Santos
O Centro de Santos, no litoral de São Paulo, terá duas novas iniciativas de moradia popular. Uma delas é o novo conjunto habitacional de 40 unidades voltadas exclusivamente para pessoas inscritas nos movimentos de moradia da cidade. A outra é a revitalização do antigo prédio da Ambesp, que será utilizado como moradia para estudantes de baixa renda da Unifesp.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.
O anúncio foi feito, na quarta-feira (23), após uma reunião entre o presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), Reinaldo Iapequino, o prefeito Rogério Santos e o presidente da Cohab-Santista, Maurício Prado.
Os projetos serão custeados pelo CDHU e terão o apoio da administração municipal. As ações fazem parte de uma iniciativa que busca oferecer moradia a pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Conjunto habitacional
As novas unidades fazem parte do projeto Santos L, e se somam a outras 113 recém-anunciadas pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), que serão destinadas a moradores de cortiços da região central.
O projeto está em fase de planejamento. Para isso, será estipulada a área e o valor estimado do empreendimento, que deverá ser custeado integralmente pela CDHU. O projeto e a licitação para determinar a construtora responsável ficam a cargo da Prefeitura de Santos.
Em nota, o presidente da Cohab-Santista, Maurício Prado, afirmou que até o final do ano, existirão as condições necessárias para iniciar as obras. Já o prefeito Rogério Santos reforçou a importância do projeto para a revitalização do Centro da cidade.
"A CDHU garantiu recursos para mais 40 unidades, para atender a demanda por habitação de interesse social em Santos. Esses projetos são importantes também porque integram a revitalização da região central", afirmou o prefeito, segundo nota divulgada pela prefeitura.
Retrofit para estudantes
Outro projeto habitacional em andamento no Centro de Santos é a revitalização do antigo prédio do Ambesp, localizado na esquina das ruas Gonçalves Dias e José Ricardo, no Centro. Ao todo, 36 unidades estão em construção e serão destinadas a estudantes de baixa renda matriculados na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Os aluguéis serão pagos por meio de uma parceria entre a Unifesp, a Cohab-Santista e a CDHU, que financiou a obra de recuperação do antigo imóvel. O projeto terá capacidade para abrigar cerca de 120 alunos sob regime de locação, e está sendo executado por meio da parceria.
Conforme definido na reunião, a universidade ficará responsável pela seleção dos estudantes e mediação, enquanto a Cohab cuidará da gestão e manutenção do prédio. Os recursos serão repassados à Cohab pela Unifesp, em substituição ao auxílio-moradia, já recebido pelos estudantes.
Além dos valores vindos da universidade, a manutenção do edifício contará com a renda proveniente do futuro aluguel de duas lojas no térreo e um espaço na cobertura que, segundo a administração municipal, tem potencial para se tornar um restaurante.
A reitoria da Unifesp afirmou que a parceria vai possibilitar que os estudantes morem próximo aos campus da universidade em Santos. "Isso porque nós já estamos no centro de Santos, temos ali as duas unidades, então é uma área que também favorece, do ponto de vista da logística, a permanência do nosso estudante nessa localidade", informou a reitoria, por meio de nota.
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos